Diferenciais da Rise Ventures

A Rise Ventures é uma gestora de investimentos early-growth, com diferenciais claros de atuação. Listamos cada um deles abaixo, explicando por que entendemos esses pontos como importantes e necessários para que nosso trabalho seja feito da melhor maneira possível.

1. Lacuna do mercado

Identificamos que há uma lacuna no mercado financeiro brasileiro de empresas de economia real que são muito caras/grandes para investidores-anjo, mas ainda muito pequena/baratas para fundos de Private Equity tradicionais. Nosso ponto de entrada são empresas que faturam R$ 10–50 MM por ano.

Essas empresas têm dificuldade de conseguir investimentos para alavancar sua jornada de crescimento e sofrem para alcançar novos patamares. Em geral, isso não acontece com empresas de tecnologia, que têm acesso a capital por meio de VCs, com cheques que variam de 500 mil até 20 milhões de dólares.

Entendemos economia real qualquer produto ou serviço tangível. Nosso target é dividido em 19 setores-alvo, distribuídos em três verticais: social (inclusão, relação com o outro ser), natureza (preservação e regeneração, relação com o meio), e bem-estar (autocuidado, relação comigo).

Com nosso trabalho nos últimos quatro anos, pudemos validar nossa hipótese da existência dessa lacuna e criar um modelo que alia gestão com capital para fazer as empresas crescerem.

2. Exit Strategy consistente e real

Por atuarmos na lacuna early-stage de empresas de economia real, nosso ponto de saída (exit) é o ponto de entrada da maior parte dos fundos Private Equity do mercado brasileiro, que são cada vez mais exigidos para desenvolverem portfólios ESG, ou de impacto positivo, por parte de seus LPs.

Compradores estratégicos, principalmente multinacionais e seus corporate venture builders, estão um tanto quanto ativos também na busca de empresas que têm verdadeiramente ESG e impacto no core, nas cadeias e nos processos. O novo consumidor demanda e demandará cada vez mais, de todos, essa consciência. Bancos de M&A e IBs estão cada vez mais entrando nesse universo também para assessorar transações ESG. Isso nos traz tranquilidade de executar a tese de investimento tendo a segurança que impacto positivo e retorno financeiro atrativo andarão lado a lado.

Diante disso, tornamo-nos formadores de ecossistema em um elo da cadeia do mercado financeiro que falta capital proativo e intencionado para essa lacuna em economia real. Assim, a jornada das empresas dentro do modelo da Rise faz sentido para o mercado como um todo. Esperamos que, em breve, esse “deixe” de ser um diferencial, porque significaria que o mercado estará olhando cada vez mais para o mercado de impacto early-stage e early-growth; o que é um ganho para todos.

3. Value Creation

O nosso método foi desenvolvido nos últimos quatro anos, e tem como objetivo trazer profissionalismo, governança e gestão para as empresas — que vai desde a atuação na estratégia à montagem de departamentos eficientes, com lideranças funcionais claras.

Cada empresa do nosso portfólio tem um time de 3 a 4 pessoas full time dedicado a atuar junto ao time fundador e liderança da empresa. Esse time é composto por 1 diretor compartilhado, 1 associate, 1 ou 2 analistas e 1 estagiário.

Além disso, temos uma área de People da Rise que faz contratações diretas para todas as empresas a partir do nível de coordenador.

Por último, temos também um pool de empresas parceiras que oferece serviços qualificados complementares ao nosso core business, que dão grandes descontos por sermos empresas early-growth de impacto positivo.

Em 2021, vamos internalizar os skills de tecnologia e crédito/debt em nossa oferta de value creation.

4. Recrutamento e Montagem de Áreas de People

Dentre os pilares que consideramos essenciais para uma empresa ter sucesso estão gente e capital. Nosso diferencial no que diz respeito a pessoas é ter uma área de People organizada e desenvolvida para contratar as pessoas com agilidade e assertividade para execução dos planos das empresas.

Ao nosso ver, pessoas certas para as posições certas na hora certa são tão importantes quanto capital, por isso criamos essa área de serviços compartilhados internamente, que também auxilia cada investida a montar e gerenciar sua própria área de People, de modo a dar autonomia e permitir escalabilidade nesse ponto tão estratégico.

5. Alavancagem saudável para crescimento

Gostamos de setores grandes, dentro de nichos que crescem muito mais rápido do que o próprio setor como um todo (ex: plant-based food dentro de alimentos, energia solar dentro de energia, etc.). Isso porque essa abordagem nos traz mais possibilidades de produtos financeiros de dívida saudáveis para nosso portfolio. Assim, dada a natureza de economia real necessitar de CAPEX mais intensivo, temos sempre possibilidade de alavancar saudavelmente as companhias, em complemento ao cheque de série A, para investir no crescimento mais acelerado e manter um cap table menos diluído ao mesmo tempo.

Felizmente o mercado financeiro global está criando produtos de dívidas específicos para empresas ESG e impacto positivo, como green bounds, debentures verdes, blended finance, capital de agências de fomento e multilaterais, entre outros, e nosso objetivo é explorar essas opções da melhor maneira possível nos próximos anos, de acordo com a necessidade de cada uma das empresas do portfólio.

6. Plano de carreira cruzado e Stock Pool

A Rise nasceu como uma empresa de partnership, não como uma empresa de ‘donos’. Para nosso modelo funcionar, precisamos de sócias e sócios alinhados, e mecanismos que garantem possibilidade de desenvolver times de alta performance capazes de levar a missão adiante por meio das nossas distintas estratégias como uma gestora de investimentos. Precisamos atrair e reter pessoas com extrema competência, caráter e paixão, com track records relevantes para nosso core (ex-empreendedores, PE/VC, consultoria de estratégia e gestão e bancos de investimento).

Parte importante disso é um stock option pool que abrimos no nível da gestora, em que as pessoas do nível Manager para cima são elegíveis. Todos podem ganhar no sucesso do crescimento e liquidez de nossas empresas. Assim conseguimos montar os times que oferecemos às nossas investidas. Desenhamos planos de carreira claros e cruzados onde uma pessoa sênior faz ciclo de 36 meses, e uma pessoa mais júnior faz ciclos de 18 meses nas empresas do portfólio, promovendo com isso desenvolvimento acelerado por meio de uma diversidade relevante de experiências técnicas e não-técnicas no ciclo de evolução da pessoa.

Assim nossa oferta de valor fica bem clara e concretizada em uma metodologia que vai bem além do capital, mas entra de fato na gestão das empresas. Esses mecanismos, associados a nossa abertura com o partnership, sustentarão a qualidade de execução e a perenidade da Rise ao longo do tempo.

7. Cultura

O último diferencial da Rise que trazemos aqui é a nossa cultura, que incentiva e valoriza o autocuidado, autonomia e postura empreendedora. Todos têm responsabilidades em um ambiente que entende erros como parte de um processo evolutivo, e os transforma em lições, aprendizados e melhores processos. Isso resulta em inovação e uma instuição mais forte, com pessoas mais felizes.

A Rise também é extremamente aberta com o time a respeito da construção da empresa e dados internos, e buscamos envolver todos os níveis nos Comitês e projetos mais relevantes. Aqui, a construção é conjunta e transparente.

Com baixo turn-over histórico na empresa, atualmente nosso time conta com 24 pessoas, que diariamente coempreendem conosco, constroem e compartilham dessa cultura.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store